A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (5), um seminário para discutir a violência contra crianças e adolescentes no ambiente virtual.
O evento foi proposto pelo deputado Reimont (PT-RJ) e está marcado para as 9 horas, em plenário a ser definido.
O deputado destaca que a crescente inserção de crianças e adolescentes no ambiente virtual tem proporcionado oportunidades de aprendizado e socialização, mas também os expõe a riscos significativos, como aliciamento, acesso a conteúdos impróprios, discurso de ódio, bullying virtual, exploração sexual e manipulação algorítmica.
"Esses desafios demandam respostas urgentes. Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) assegure a prioridade absoluta dos direitos infantojuvenis, sua aplicação ainda se mostra insuficiente diante das complexidades trazidas pelas novas tecnologias e dinâmicas digitais", diz.
"É fundamental promover um debate qualificado, que culmine na formulação de um marco normativo atualizado, capaz de regulamentar a atuação das plataformas digitais, estabelecer deveres e responsabilidades e assegurar mecanismos eficazes de prevenção, identificação e punição de abusos virtuais contra crianças e adolescentes”, ressalta Reimont.
Câmara Motta: debate sobre o Marco Legal de Combate ao Crime Organizado tomou conta do Brasil Câmara Comissão aprova simplificar resolução de conflitos territoriais entre municípios Proposta ainda será analisada pelo Plenário da Câmara Câmara CPMI ouve ex-coordenador de pagamentos do INSS e empresário investigados por desvios A CPMI do INSS ouve na segunda-feira (17) duas pessoas investigadas por desvio de aposentadorias da Previdência Social: o ex-coordenador de Pagamen...