Domingo, 08 de Setembro de 2024
Colunas e blogs Silvio Darlan

Silvio Darlan: A celebração de um mestre em medicina

Nascido em Conceição (PB), o médico Everton Nunes Ramalho, filho do casal de sertanejos Geni Ramalho e João Nunes, chega aos seus 76 anos com uma vitalidade que desafia até os mais jovens médicos.

16/02/2022 às 11h44 Atualizada em 22/02/2022 às 11h25
Por: Silvio Darlan
Compartilhe:
Silvio Darlan: A celebração de um mestre em medicina

O sertão é nascedouro de grandes talentos, dos mais variados estilos rítmicos, mas não somente disso, reconhecido também pelos talentos acadêmicos,   e hoje festejamos mais um ano de vida de uma das maiores referências em medicina da Paraíba.

Nascido em Conceição  (PB), o médico Everton Nunes Ramalho, filho do casal de sertanejos Geni Ramalho e João Nunes, chega aos seus 76 anos com uma vitalidade que desafia até  os mais jovens médicos.

Com mais de cinquenta anos de atuação clínica e cirúrgica em várias cidades da Paraíba, Doutor Tonzinho, como é chamado pelos seus amigos mais próximos, nunca esqueceu suas origens, sendo o primeiro nome a ser lembrado pelos seus conterrâneos quando precisam de assistência médica especializada na capital, atendendo uma centena de sertanejos vindos principalmente de Conceição.

Na década de 1980, participou ativamente da política partidária, disputando ao cargo de vice – prefeito em Conceição, sendo oposição a um dos maiores grupos políticos da Paraíba, a vitória nas eleições não veio, o que não foi impeditivo para continuar ajudando as várias famílias da pequena cidade, na época  os desafios para exercer a medicina é quase inimaginável nos dias de hoje, a falta de suporte técnico e até mesmo de materiais utilizados pela equipe médica era uma constante, tornando a responsabilidade  ainda maior.

Sua atuação considerada revolucionária, o número reduzido de médicos no sertão tornava o médico sobrecarregado de demandas das mais simples até atendimentos de alta complexidade em urgência e emergência.

Muito antes de se falar em humanização   na medicina, essa prática já era recorrente nos atendimentos do médico Everton Ramalho, transmitindo aos pacientes e familiares explicações didáticas, transformando laudos complexos em explicações de fácil compreensão para leigos em saúde.

Com mais de quarenta e sete anos de casado com Teresa Núbia Rangel Nunes Ramalho que figura como peça fundamental no sucesso dessa longa história profissional.  Hoje, Doutor Everton ver a família crescer ao lado dos seus filhos Nara Lígia , Everton Júnior, Wênia Késsia, Elba e netos,   e seguindo os passos do pai, seu filho Everton já trilha o mesmo caminho, rezando na mesma cartilha, e não só ele, sua filha Elba Sobrinha que também é advogada, aguarda sua colação de grau em medicina e já promete apontar para as melhores médicas da capital.

No ano passado, Everton Ramalho foi agraciado por aclamação do Poder Legislativo Municipal com a medalha Maestro José Siqueira, maior condecoração municipal, que já fora concedida a sua irmã Elba Ramalho, a propositura foi do Vereador Flávio Mangueira e a cerimônia deverá acontecer ainda este ano.

Nos quase cinquenta anos de medicina, doutor Everton transmite grandes lições de vida e principalmente aos novos aspirantes para a vida médica, sua história por si só é uma academia, que ensina que dos dons dados por Deus, o cuidado com as pessoas em estado de enfermidade é o ato  mais próximo a  Deus, desprovido de vaidades e   fincados  na arte de São Lucas (padroeiro dos médicos) no constante caminho da evolução espiritual.

 

 Silvio Darlan  é Advogado e escreve para o Jornal O Estadão da Paraíba.

Silvio Darlan
Silvio Darlan
Sobre Advogado e professor, em Direito Público atua como assessor jurídico da Fundação Ernani Sátyro do Governo do Estado da Paraíba. Escreve e pesquisa sobre história, cultura e literatura brasileira.
Enquete