
A ferramenta Nomes no Brasil , divulgada nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), permite identificar quais foram os nomes mais populares no país em cada década. O instituto destaca que os dois maiores responsáveis pelos “nomes da moda” no Brasil são as telenovelas e o futebol.
>> Confira nomes e sobrenomes mais comuns no país, segundo o IBGE
O site conta com uma seção de curiosidades que destaca, dentre outras informações, a popularidade do nome Helena, que foi usado por diversas protagonistas de novela. São 366 mil Helenas no Brasil, com um crescimento significativo a partir de 2000-2009.
“Atualmente, a Grécia é também chamada de República Helênica, uma vez que os cidadãos gregos se identificavam por 'helenos'. O termo ainda derivou a expressão 'cultura helênica', referente a um período de grande influência da civilização grega antiga. No Brasil, Helena ficou conhecida por ser o nome das protagonistas das novelas escritas pelo autor Manoel Carlos”, explica o site.
O levantamento destaca que jogadores de futebol também têm grande influência nos registros de nomes dos bebês. Rivelino, nome do ídolo da Seleção campeã de 1970, teve seu auge nesse período - 69% dos Rivelinos foram registrados nessa década. Da mesma forma, Romário teve 69% dos registros na década de 1990, enquanto o nome Neymar começou a se popularizar na década de 2010.
A página traz ainda explicações sobre a origem dos nomes e dos sobrenomes, além de um ranking com os mais populares de cada década. Também é possível consultar um mapa com os nomes mais populares de cada país .
A ferramenta interativa permite consultar a ocorrência, período de nascimento, concentração geográfica e idade mediana de pessoas com determinados nomes e sobrenomes. O levantamento retrata a população brasileira em 1º de agosto de 2022, data base do Censo 2022.
Paraíba Central de Transplantes da Paraíba registra 37ª doação de múltiplos órgãos de 2025
Paraíba Governo do Estado retoma abastecimento e reforça atendimento às famílias em Campina Grande
Paraíba Memorial da Democracia da Paraíba realiza encontro com oficinas e conferência Geral Cidade devastada por tornado tem 2 mil sem luz; 32 seguem internados Em Rio Bonito do Iguaçu, ventos superaram 250 km/h
Geral Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 67 milhões