Sexta, 12 de Julho de 2024
Colunas e blogs Daniel Costa

Treino on-line ou Consultoria on-line

Como decidir o melhor para o meu desempenho.

20/07/2021 às 13h53 Atualizada em 22/07/2021 às 18h27
Por: Daniel Costa
Compartilhe:
On-Line Presencial x Consultoria On-Line
On-Line Presencial x Consultoria On-Line

Desde o começo do ano de 2020, a nossa rotina foi drasticamente alterada pelas restrições em razão da pandemia. Pela primeira vez na história recente, nós ficamos presos em casa e uma simples ida à academia para praticar as atividades físicas não foi possível. Tivemos que nos reinventar para não parar, principalmente para as pessoas que reconhecem a importância do movimento para a sua saúde. Academias fechadas, pessoas confinadas e o medo de sair às ruas não foram motivos suficientes para parar essas pessoas. A tecnologia e a criatividade fizeram os profissionais da educação física se reinventarem. Termos como treinos on-line e consultoria on-line surgiram como tendência. 

Essa pressão foi tão revolucionária para a área, que ocupou o 1º lugar no mercado fitness. Antes, ocupava o 26º, conforme a American College of Sports Medicine (ACSM). Ainda faltavam experiência e conhecimento mais aprofundados sobre os resultados nessas diferentes modalidades. Não tinhamos outra alternativa para dar continuidade a algo tão importante para a sáude das pessoas. Nos debruçamos sobre a realidade e adaptamos os recursos para entregar o melhor possível aos nossos alunos. 

Do outro lado, o aluno também se adaptou. Está sendo um sucesso para a área fitness e para o aluno. Mais do que as lives informativas, os treinamentos gravados em vídeo, das mais diversas atividades e para todas as idades, ganharam expressividade e caíram no gosto popular. Mas você sabe diferenciar o que é uma aula on-line presencial de uma aula de consultoria on-line? Deixarei algumas diferenças relevantes entre elas, que com certeza, ajudarão você a escolher qual o melhor meio para retornar ou iniciar as suas atividades físicas. 

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) investigaram os efeitos da prática regular de exercícios sobre a saúde física e mental de 344 voluntários durante a pandemia. No estudo, foi comparada a efetividade de três modelos de aula: presencial com personal trainer, aula de consultoria on-line e aula supervisionada por vídeo chamada.

Os dois tipos de aula com acompanhamento profissional foram os que apresentaram maior efeito na saúde mental e física. Segundo o estudo, tal fato estaria relacionado à possibilidade de aumentar o nível de intensidade dos exercícios ao longo do tempo. E, para a surpresa dos cientistas, as aulas com acompanhamento on-line presencial se mostraram ainda mais efetivas do que o modelo presencial.

Através desse estudo, podemos afirmar que qualquer tipo de modalidade lhe trará um benefício para a sua saúde física e mental. No entanto, a melhora física e mental está muito relacionada com o aumento seguro e progressivo da intensidade do exercício físico, o que só foi observado nas aulas acompanhadas por profissionais.

 

AULA ON-LINE PRESENCIAL

Pontos Positivos

-Aula Presencial com Profissional em tempo real;

- Incentivo durante o treino;

-Correções de execução na hora e

-Tempo de Execução e de descanso marcados de forma real e necessária

 

Pontos Negativos

- Custo mais elevado 

-Horário restrito ao do agendamento

 

CONSULTORIA ON LINE 

Ficha de treino enviada pelo profissional por aplicativo ou e-mail

 

Pontos Positivos

-Você escolhe seu horário de realizá-lo e

-Preço mais acessível.

 

Pontos Negativos

- As dúvidas não são tiradas na hora, terá que consultar o Personal;

-Precisa ter uma boa noção corporal para executar de forma correta os exercícios, pois não terá o Personal para corrigi-lo na hora e

-Caso não tenha tanta disciplina, poderá diminuir sua frequência de treino.

Com isso, concluímos que esse mercado fitness on-line é uma tendência, que está sendo bastante utilizada, abrindo o leque com novos recursos e com ótimos resultados. Não será apenas uma moda ou pressão devido à pandemia, mas uma prática natural que se adequará ao novo estilo de vida das pessoas, principalmente nos grandes centros urbanos ou para aquelas que optaram morar em locais mais isolados.  Por experiência própria, posso afirmar, dentro dos meus acompanhamentos presenciais, on-line presencial e consultoria, que pessoas diferentes precisam de acompanhamentos diferentes.

Com esta frase finalizo a coluna, e antecipo o próximo tema que será individualidade biológica no treinamento, na qual mostrarei mais profundamente que existe sim um tipo de formato de treino adequado para cada pessoa. 

 

Até breve!  

 

Daniel Costa
Daniel Costa
Sobre Profissional de educação física com Mais de 15 anos de atuação na área. Especialista em Fisiologia do Exercício, Treinamento Personalizado, Exercícios Funcionais e Crossfit. Fundador do primeiro núcleo de treinamento Funcional e Crossfit da Paraíba!
Enquete