O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) tem um novo presidente, o pernambucano José Antônio Ferreira Freire, que foi eleito nesta quarta-feira (2) para o ciclo 2025-2029. A escolha foi realizada durante Assembleia Geral Ordinária de Eleição da entidade realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.
José Antônio Ferreira Freire substituirá no cargo Mizael Conrado, eleito em 2017 e reeleito em 2020. Outra decisão tomada na assembleia foi a reeleição do ex-atleta Yohansson Nascimento para o cargo de vice-presidente.
“Vamos dar continuidade a este trabalho maravilhoso realizado pelo presidente Mizael Conrado, com todos os projetos e programas por todo o país. Agradeço a ele pela parceria de longa data. É uma honra poder substituí-lo no CPB. Será um grande desafio mantermos e até ampliarmos tudo o que foi feito até agora pelas pessoas com deficiência. Mas tenho a certeza de que, com o esforço de todos nós, faremos o CPB cada dia maior”, discursou José Antônio após a eleição.
Ver essa foto no InstagramUma publicação compartilhada por Comitê Paralímpico Brasileiro (@brasilparalimpico)
Com mais de 40 anos de atuação no Movimento Paralímpico, divididos entre atleta e dirigente, José Antônio era presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) por duas gestões recentes, quando foi eleito em 2017 e reeleito em 2021.
Nascido na cidade de Carpina (Pernambuco), José Antônio é cego por causa de um descolamento de retina causado por uma cabeçada acidental durante um jogo de futebol convencional aos 15 anos.
“Após a quinta colocação histórica nos Jogos de Paris 2024, com recorde de medalhas e campanha extraordinária, o CPB tem um futuro brilhante pela frente, como muitos projetos, programas, uma realidade que nos faz crer que o Brasil continuará avançando. E, na eleição de hoje, foi eleito alguém com muita vivência no esporte. Teve trabalhos vitoriosos por onde passou, sendo uma referência não somente para a Paraíba, mas para todo território nacional. Desejo a ele parabéns pela eleição e muita sorte nesta jornada”, declarou Mizael Conrado, que completará seu segundo mandato na presidência do CPB até o dia 31 de dezembro deste ano.
Campanha histórica
José Antônio Ferreira Freire assume o comando do CPB após o Brasil encerrar a Paralimpíada de Paris (França) com recordes de pódios (89) - 25 ouros, 26 pratas e 38 bronzes -, além do quinto lugar no quadro de medalhas do megaevento realizado na capital francesa, melhor colocação brasileira na história da competição.
Veja tambémEsportes Copa de 2027: Fifa encerra 1ª rodada de inspeções de candidatas a sede Anúncio final das cidades escolhidas será no início de 2025 Esportes Libertadores feminina chega às quartas com Corinthians e Santos Mata-mata da competição será disputado a partir de sábado (12) Esportes TC América: Celso Neto vence últimas corridas da temporadaEsportes STJD nega pedido do São Paulo para anular jogo contra o Fluminense Por 9 votos a 0, auditores também rejeitaram marcação de nova partida Esportes Muay Thai cresce impulsionado pelo avanço do MMA Esportes Seleção Brasileira conquista o hexa da Copa do Mundo de Futsal Brasileiros venceram argentinos por 2 a 1Esportes TV Brasil transmite jogos do Brasileirão Série B neste fim de semana Confrontos são válidos pela 30ª rodada do campeonato Esportes Flamengo recebe posse de terreno para novo estádio Lula assinou acordo para aquisição da área de fundo da Caixa Econômica Esportes Flamengo sai na frente do Corinthians na semifinal da Copa do Brasil Atlético-MG derrota Vasco de virada por 2 a 1 em Belo HorizonteVocê viu?Há 4 dias Meia Maratona de João Pessoa 2024: novo local da Arena será no Largo da GameleiraHá 4 dias Marido e esposa são eleitos prefeitos de cidades vizinhas, na ParaíbaHá 4 dias Vitor Hugo elege prefeito e 15 vereadores em CabedeloHá 4 dias Prefeita mais jovem da Paraíba é eleita aos 24 anos pelo MDBEnquete© Copyright 2024 - Estadão da Paraíba - Todos os direitos reservados