
O Núcleo de Apoio e Diagnóstico à Pessoa com Deficiência (NADAPD), realizou 47.106 atendimentos multidisciplinares e emitiu 11.322 laudos para crianças e adultos desde que foi criado, em 2020. Implantado pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), o serviço funciona anexo ao Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande.
A avaliação é realizada por uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, médicos, fisioterapeutas e nutricionistas. A iniciativa tem como foco principal a emissão de laudos médicos que garantem o acesso das pessoas com deficiência a serviços essenciais, incluindo benefícios assistenciais, previdenciários, e a inclusão no mercado de trabalho, saúde e educação. Com o trabalho realizado no NADAPD, o Governo da Paraíba busca proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida, bem-estar e cidadania das pessoas atendidas.
A oferta e prática do serviço é de grande importância no fortalecimento da inclusão social e da cidadania, proporcionando uma rede de apoio e suporte para as pessoas com deficiência e suas famílias, além de garantir o cumprimento dos direitos sociais. Uma das pessoas beneficiadas com o serviço foi Aurizete Batista, de Campina Grande, mãe do pequeno Davi Batista, 9 anos. Ela disse que procurou o serviço, pois o filho apresentava sinais que apontava para uma criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“Quando eu cheguei aqui, eu vinha de um processo longo, o pai dele tinha acabado de falecer e ele estava muito em crise e eu sem saber o que fazer, eu cheguei aqui em desespero total. Aqui fui muito bem acolhida por toda equipe. Esse suporte fez toda a diferença, pois recebi o laudo com o que realmente ele tinha, e orientações importantes para entender melhor as necessidades do meu filho e garantir que ele tenha o acompanhamento adequado”, disse Aurizete.
Segundo a coordenadora do NADPD, Siudete Costa, o serviço tem um compromisso permanente com a inclusão e a humanização do atendimento às pessoas com deficiência. “Buscamos não apenas oferecer suporte, mas também promover ações que garantam um ambiente acolhedor e acessível”. Ainda de acordo com a coordenadora, cada iniciativa que é realizada no local tem o objetivo de respeitar a diversidade e fortalecer os direitos das pessoas que buscam atendimento no espaço com o propósito de tornar a saúde pública cada vez mais inclusiva e sensível às necessidades de todos.
Para ter acesso aos serviços, os interessados devem seguir as seguintes recomendações: Deficientes Físicos, Visuais e Auditivos devem realizar o agendamento por meio do Escritório de Representação do Governo do Estado, que fica localizado na rua Benjamin Constant, 146, Estação Velha.
Pessoas com Deficiência Intelectual e com Transtorno do Espectro Autista devem realizar a marcação pelo e-mail [email protected] , que é disponibilizado na página do Instagram (@ nadpd.cg ). O NADPD funciona na Avenida Floriano Peixoto, nº 4700, anexo ao Hospital de Emergência Dom Luiz Gonzaga Fernandes.




Geral Governo estuda busca ativa de aposentados com descontos indevidos
Geral Governo autoriza nomeação de 855 aprovados na 1ª edição do CNU
Paraíba Seap-PB 97 anos: Os primeiros livros sobre o Sistema Penal da Paraíba Paraíba Nota Cidadã: compras no mês da Black Friday concorrem a R$ 100 mil O exercício da cidadania fiscal nas compras realizadas neste mês, marcado pela Black Friday, concorre a 31 prêmios em dinheiro no valor total de R$...